"É tão difícil as pessoas razoáveis se tornarem poetas, quanto os poetas se tornarem razoáveis."

(Pablo Neruda)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUESTÕES DE APROFUNDAMENTO 001 - RPH 2010

Galera, seguem as questões de aprofundamento e os seus respectivos comentários.
001 - RPH 2010

QUESTÃO 01

Leia o texto abaixo.


O BRASIL VAI SE TORNAR A ARÁBIA SAUDITA VERDE?

O Brasil é novamente o país do futuro. Depois de rodar pelo país e se encantar com o processo de produção do álcool a partir da cana-de-açúcar, Thomas Friedman, colunista do New York Times e um dos maiores especialistas em Oriente Médio, voltou para os Estados Unidos convencido de que o Brasil pode se tornar a Arábia Saudita do álcool. A comparação com o maior exportador mundial de petróleo não é delirante. O Brasil é o país mais avançado em produção de combustíveis de origem vegetal, também chamados biocombustíveis.

("Época", 12/02/2007)

Após vislumbrar a auto-suficiência na produção de petróleo, o Brasil desponta como possível destaque na utilização da biomassa como fonte de energia. Cite e explique duas características do espaço físico brasileiro que favorecem a produção de biomassa no país. Explique também dois riscos, um socioeconômico e outro ambiental, caso se confirme o prognóstico apresentado no texto.


QUESTÃO 02

A produção de grãos no Brasil, até a década de 1970, concentrava-se na região Sul, expandindo-se a partir daí para os chapadões da região Centro-Oeste, transformando-a numa das maiores produtoras de grãos do país. Nesse contexto, indique o principal produto agrícola cultivado nessa região e explique a forma de utilização desse produto no mercado interno e externo.


QUESTÃO 03

A Reforma Agrária pode ter um enfoque distributivo, em que a ênfase seria a divisão da terra e o aumento do número de proprietários rurais, ou um caráter economicista, em que a tônica seria o aumento da quantidade produzida e a eficiência dos métodos de produção. No Brasil, hoje, encontramos defensores das duas propostas, que nem sempre convivem de forma harmoniosa.

Analise como no Brasil vêm ocorrendo:

a) a reforma distributiva;

b) a reforma em termos econômicos.


QUESTÃO 04

Leia os textos abaixo.

"O agronegócio responde por um terço do PIB, 42% das exportações e 37% dos empregos. Com clima privilegiado, solo fértil, disponibilidade de água, rica biodiversidade e mão-de-obra qualificada, o Brasil é capaz de colher até duas safras anuais de grãos. As palavras são do Ministério da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa é, no entanto, apenas metade da história. Há uma série de questões pouco debatidas: Como se distribui a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegócio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentração de renda e poder, êxodo rural, contaminação da água e do solo e destruição de biomas? Quanto tempo essa bonança vai durar, tendo em vista a exaustão dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criação de barreiras não-tarifárias, como a que vivemos com a China na questão da soja contaminada por agrotóxicos?"

(Adaptado de Amália Safatle e Flávia Pardini, "Grãos na Balança". Carta Capital, 01/09/2004, p. 42.)

"Devido às pressões de fazendeiros do Meio-Oeste e de empresas do setor agrícola que querem proteger o etanol norte-americano, produzido com base no milho, contra a competição do álcool brasileiro à base de açúcar, os Estados Unidos impuseram uma tarifa (US$ 0,14 por litro) que inviabiliza a importação do produto brasileiro. E o fizeram mesmo que o etanol à base de açúcar brasileiro produza oito vezes mais energia do que o combustível fóssil utilizado em sua produção, enquanto o etanol de milho norte-americano só produz 130% mais energia do que sua produção consome. Eles o fizeram mesmo que o etanol à base de açúcar reduza mais as emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa do que o etanol de milho. E o fizeram mesmo que o etanol à base de cana-de-açúcar pudesse facilmente ser produzido nos países tropicais pobres da África e do Caribe e talvez ajudar a reduzir sua pobreza."

(Adaptado de Thomas Friedman, "Tão burros quanto quisermos". Folha de S. Paulo, 21/09/2006, p. 2.)

Os textos apresentados fazem referência ao agronegócio e à empresa agrícola. Uma das características do mundo contemporâneo foi o surgimento das empresas agrícolas nos países desenvolvidos e em algumas regiões de países subdesenvolvidos, enquanto em outras regiões rurais do mundo a produção agrícola ainda depende muito dos ritmos da natureza, de técnicas arcaicas, de relações sociais de produção tradicionais, com pequena propriedade familiar e baixo nível de capitalização.

A partir disso, responda:

a) O que é e o que caracteriza uma empresa agrícola?

b) Cite três características da agricultura tradicional.


QUESTÃO 05

A Região Serrana é uma das principais áreas agrícolas do Estado do Rio de Janeiro. Municípios como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são responsáveis por grande parte da produção de verduras e legumes que abastecem a metrópole carioca.

a) Quais são as condições naturais que favorecem o cultivo de hortaliças na Região Serrana?

b) Quais são as características principais do sistema agrícola da horticultura?

 
 
COMENTÁRIOS
 
QUESTÃO 01
 
O aluno deverá destacar duas das características:


*grande disponibilidade de terras para o plantio, sem necessariamente diminuir a área destinada à produção de alimentos;
*temperaturas que permitem mais de uma safra de um grande número de produtos;
*fotoperíodos longos durante quase todo o ano, favorecendo o crescimento dos vegetais utilizados para produção de biocombustíveis;
*pluviosidade adequada à produção agrícola na maior parte do país;
*condições adequadas ao cultivo da cana-de-açúcar, cujo álcool é mais barato do que o obtido a partir de plantas cultivadas em áreas temperadas, como o milho e a beterraba.

O aluno deverá desenvolver as suas explicações com base nos riscos destacados a seguir.

Riscos socioeconômicos:

*redução da área plantada destinada a alimentos;
*aprofundamento da concentração fundiária.

Riscos ambientais (um dos):

*ampliação do desmatamento do cerrado e da Amazônia para realizar o plantio de espécies passíveis de gerar biocombustíveis;
*possibilidade de aumentar a poluição hídrica causada por agrotóxicos em virtude da intensividade dos cultivos realizados pela agroindústria;
*expansão de monoculturas, comprometendo a biodiversidade de ecossistemas regionais.


QUESTÃO 02

O principal produto agrícola produzido nessa região é a soja.


O aluno deverá destacar as seguintes formas de utilização da soja:

*Mercado interno: a soja é utilizada como matéria-prima do setor agroindustrial, destinada ao processamento para produção de óleo comestível comercializado no mercado interno, tanto para o consumo doméstico como por indústrias do setor alimentício, e, mais recentemente, como combustível. O subproduto resultante do esmagamento da soja para produção de óleo é o farelo de soja, largamente utilizado na fabricação de ração animal, sendo parte consumida no mercado interno e parte exportada.

*Mercado externo: a soja é exportada em forma de grãos para diversos países, destinada ao processamento industrial ou ao seu consumo direto, tendo papel importante no equilíbrio da balança comercial brasileira.


QUESTÃO 03
 
a) A reforma distributiva ocorre graças aos movimentos sociais que se organizam para pressionar o Governo pela distribuição de terras. O MST tem sido o principal protagonista dessas ações, promovendo invasões, ocupações e pressionando pela criação de assentamentos.


b) Nas últimas décadas, ocorreu uma profunda mudança na agricultura brasileira. A formação dos complexos agroindustriais ampliou a área cultivada, intensificou o rendimento por hectare, a produtividade agrícola e aumentou o consumo de insumos industriais.


QUESTÃO 04

a) A empresa agrícola é uma expressão do capitalismo moderno no campo. Essa empresa faz parte de um complexo mais amplo, o agronegócio, caracterizado pela presença de capital, tecnologia e forte integração aos complexos industriais, a partir de cadeias produtivas extensas. Tem uma produção que visa a mercados específicos e é orientada por bolsas mercantis e de futuro para evitar que a produção sofra o menor impacto de mercado possível, com margens de lucro maiores, principalmente na exportação.


b) O aluno deverá citar três das características a seguir:

*grande dependência das condições naturais;
*baixos investimentos de capital;
*produção rudimentar com pouca ou nenhuma tecnologia, valendo-se de queimadas, plantio em encostas, desgastando o solo e gerando impactos ambientais;
*intenso uso de mão de obra braçal e tração animal.

 
QUESTÃO 05
a) O relevo mais elevado, com o ar mais frio e seco, favorece as hortaliças e frutas.


b) Pequenas propriedades, trabalho familiar, cooperativismo.

Um comentário:

  1. Filha da puta, bota as respostas ai arrombado professorde que de pau pequeno seu lixo.

    ResponderExcluir