"É tão difícil as pessoas razoáveis se tornarem poetas, quanto os poetas se tornarem razoáveis."

(Pablo Neruda)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PROFESSOR PREGUIÇOSO

Os alunos do São João Batista, além de serem assediados por seus professores, são também explorados.


Seguindo a ideia do professor preguiçoso e “muito ocupado” Rafael de História, o professor Rômulo – ilustre figura deste blog – se livrou de criar a sua prova.

A ideia genial do professor é fazer com que os alunos do Ensino Médio criem questões para as suas próprias avaliações. É ou não é genial, minha gente?

Os alunos deverão postar suas questões e gabaritos em forma de comentário neste post. Pedimos aqueles que já postaram no post da “Charge o Polvo” passem a questão para cá (apenas objetivando uma melhor organização).

Lembrem-se de que as questões são para a sua prova: peguem leve!

Contribuição de Isadora Nicolau.

23 comentários:

  1. Questão: Leia o texto a seguir.

    “Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos autores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal.”

    (MILTON SANTOS. “Por uma outra globalização”. Rio de Janeiro: Record, 2000.)


    Qual das alternativas abaixo resume o texto:

    a) Globalização e Violência.
    b) Globalização e Pandemias.
    c) Globalização e Fome.
    d) Globalização e Imigração.


    Gabarito letra c, pois o texto diz que o mundo se torna menos unido devido a globalização e que algumas pessoas não se beneficiam com isso. Elas entram em dívidas por que querem “andar de acordo com a sociedade”. Isso gera fome, desemprego, entre outros fatores.


    Vitor Costa.

    ResponderExcluir
  2. http://centrodeestudosambientais.files.wordpress.com/2009/03/chargesantiagosab20.jpg
    A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma.
    Um exemplo clássico de conurbação é aquele que aconteceu entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Neste caso, a cidade de São Paulo cresceu tanto que acabou “encostando” nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.
    A conurbação pode apresentar efeitos negativos caso não ocorra um eficiente planejamento urbano, pois os problemas de uma cidade podem ser transferidos para as vizinhas.
    (http://www.suapesquisa.com/o_que_e/conurbacao.htm)
    Como citado no texto acima, na ausência de um planejamento urbano, a conurbação pode apresentar efeitos negativos às cidades. Com base em seus conhecimentos sobre assunto, cite pelo menos duas consequências que podem ser encadeadas por tal fenômeno.

    Resposta: O aluno deve citar em sua resposta problemas relacionados com a infra-estrutura das cidades que sofrem com a conurbação. Exemplos dessas consequências são problemas nos serviços de energia, transporte, coleta de esgoto, moradia, abastecimento de água, saúde e educação, que tornam-se insuficientes para atender a maior parte da população, já que esta está em constante crescimento.

    ResponderExcluir
  3. Questão de geografia

    Leia o texto e analise o gráfico a seguir:
    “Tim Lopes - O crescimento da violência no Rio de Janeiro
    Cerca de 15 anos atrás, os bairros que circundam o conjunto de morros e favelas do Alemão eram exclusivamente residenciais e calmos. A tranqüilidade se transformou em medo. Hoje, moradores dos bairros de Inhaúma, Ramos, Olaria e Penha, que não tiveram condições de se mudar, vivem às margens da criminalidade.
    São 13 favelas no conjunto do Alemão, onde vivem 250 mil pessoas, em cerca de cem mil casas e barracos.
    De acordo com a Delegacia de Repressão a entorpecentes, cerca de 400 traficantes trabalham chefiados por Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, que seria o autor do assassinato do jornalista Tim Lopes.
    Foi em uma das favelas da região, que Tim Lopes fez as imagens da reportagem sobre a feira de drogas, que deu ao repórter, o primeiro prêmio Esso de jornalismo, no ano passado.
    Na Vila Cruzeiro, onde foi morto o jornalista, nenhum morador quis falar sobre o clima de medo que está vivendo.
    Segundo a Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário, de seis anos para cá, com o aumento da violência, houve uma estagnação no setor, por conta do avanço das favelas nos bairros da região.
    ‘A região da Leopoldina, por exemplo, poderia ter sido desenvolvida se não tivesse tanta influência de favela. Quem é que quer viver vizinho de bala perdida, e vizinho de violência? Ninguém mais. E isso, o cidadão começa a enxergar a partir de agora. O índice de segurança é um grande argumento de venda. E que segurança a gente leva para esses empreendimentos? Nós não temos segurança para vender esses empreendimentos’, afirma Rubem Vasconcellos, presidente da associação.”
    Fonte: Rede Globo : rjtv online
    http://www.timlopes.com.br/crescimento_violencia.htm

    Gráfico:http://img59.imageshack.us/img59/935/geoj.jpg

    Com base na análise do texto e do gráfico anteriores, apresente duas razões para o aumento, nos últimos anos, da violência urbana no estado do Rio de Janeiro.



    GABARITO:

    Para resolver a questão o aluno deverá dissertar sobre dois dos seguintes eixos temáticos:
    • Redução dos investimentos produtivos, aumentando o desemprego, em meio à crise econômica.
    • Formação de um espaço mais democrático inviabilizado devido à crise de governabilidade.
    • A difusão de padrões de consumo acentua as contradições sociais.
    • Ampliação das redes de narcotráfico.
    • Redução de investimentos socioeconômicos voltados para os grupos sociais menos privilegiados.

    Rômulo eu não consegui postar a imagem do gráfico nos comentários, mas naquele site é possível vizualizá-lo.
    Abraços.
    Daywson Chermont - 2º ano.

    ResponderExcluir
  4. Observe a imagem do link:

    http://www.geomundi.org/?p=627

    O processo de urbanização trouxe algumas mudanças no cenário das cidades. Explique qual dessas modificações está representada na figura e cite uma de suas conseqüências na vida das pessoas.

    Gabarito: A mudança representada pela imagem é a verticalização, ou seja, o crescimento vertical. Esse fenômeno ocorre devido à especulação imobiliária e tem como objetivo maximizar o espaço, abrigando maior número de habitantes em um menor espaço. Com essa nova característica das cidades, as pessoas tendem a perder a privacidade e o espaço que tinham antigamente.

    Poliana Dias

    ResponderExcluir
  5. A hierarquia urbana brasileira
    22/08/2005
    O conceito de hierarquia urbana está baseado na noção de rede urbana, um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si. A avaliação tradicional está baseada no denominado modelo industrial, que dá prioridade à relação estabelecida entre as diferentes cidades a partir dos fluxos de mercadorias e de serviços; a avaliação recente apóia-se no chamado modelo informacional, concentrando-se na relação entre as diferentes cidades a partir dos fluxos administrativos e de informações.

    Fonte: http://munhely.tripod.com/parte4.htm

    Com base no texto acima, e em seus conhecimentos sobre o tema, Explicite dois novos modelos da hierarquia urbana brasileira.

    Gabarito: As avaliações do processo de modernização econômica resultaram na formulação de um novo modelo de hierarquia urbana, que corresponde a um avanço em relação ao modelo industrial e que contribui para um melhor entendimento da rede urbana do país. A expansão da Internet, com a ampliação do chamado comércio eletrônico, tende a subverter em parte a noção de hierarquia urbana, na medida em que um número crescente de usuários e empresas negociam diretamente entre si, comprando e vendendo produtos e serviços cada vez mais diversificados, independentemente de distâncias físicas e do porte das cidades em que estão sediados.

    Gunthinho

    ResponderExcluir
  6. A integração econômica é criada com o objetivo de possibilitar um maior desenvolvimento econômico para seus membros, e os blocos podem ter diferentes níveis de adaptação. O caso mais avançado é o dos países europeus, o único que foi além da integração econômica. Em qualquer caso, o avanço da integração é realizado por etapas e uma delas realizada na União Europeia engloba duas fases junto com ela além de acrescenbtar a livre circulação de pessoas, serviços e capitais. Essa fase é denominada:

    a) UNIÃO ADUNEIRA
    b) ZONA DE LIVRE COMÉRCIO
    c) MERCADO COMUM
    d) UNIÃO MONETÁRIA

    Gabarito:

    A letra c é a alternativa correta, pois o Mercado Comum negocia tarifas alfandegárias comuns para o comércio realizado em outros países como acontece na União Aduaneira e na Zona de livre comério e além disso ele também acrescenta a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

    Letícia Duarte

    ResponderExcluir
  7. “O letreiro ícone de Hollywood foi salvo nesta segunda-feira das garras de um projeto imobiliário depois que o magnata do grupo Playboy, Hugh Hefner, doou os últimos US$ 900 mil necessários para seu resgate, informou o fundo que se dedicou a arrecadar milhões entre ricos e famosos.”

    (http://www.istoe.com.br/reportagens/68372_DONO+DA+PLAYBOY+SALVA+FAMOSO+LETREIRO+DE+HOLLYWOOD?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage)

    Assim como Hollywood, o Brasil também sofre com a especulação imobiliária. Descreva os pontos negativos e conseqüências de tal atividade econômica para a sociedade e para o meio ambiente.

    Resposta
    Devido a alta especulação imobiliária, especialmente nas grandes cidades, a população de baixa renda vem perdendo o acesso a moradia nas localidades de melhor localização e concentração de serviços urbanos. Como conseqüencia, pode ocorrer o processo de “periferização”, promovendo o crescimento das favelas em cidades médias.

    Com relação ao meio ambiente, como parte da população de baixa renda muitas vezes não pode bancar uma moradia com preços elevados, recorre a ocupações ilegais em morros, onde não há infra-estrutura, como o recolhimento do lixo urbano e sistemas de captação do esgoto. Além disso, para construir suas casas, a população desmata o ambiente em que pretende viver sem supervisão de autoridades.

    ** Aí Rômulo, refiz a questão, mas não vou postar aquela sobre agricultura que vc leu hoje, ok?
    Bjs, Clara.

    ResponderExcluir
  8. Rômulo explorando a Isadora, né?!
    "(apenas objetivando uma melhor organização)" > Isso é a cara do Rômulo!! kkkkk'

    Bem, a questão é a seguinte:

    Leia o texto:

    A urbanização consiste no aumento relativo da população das cidades, acompanhada, portanto, pela redução da porcentagem dos contingentes populacionais do campo.
    No Brasil, as bases da industrialização foram lançadas na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, e a consolidação do processo deu-se nas décadas de 1950 e 1960. Dessa forma, desencadeou-se um quadro de modernização de toda a economia, que elevou as cidades à posição central na vida brasileira.
    O desenvolvimento urbano-industrial provocou uma aceleração das migrações regionais, durante os anos 1950 e 1970. O principal deslocamento populacional, que marcou esse período, ocorreu entre as regiões Nordeste e Sudeste, o que levou a uma urbanização caótica.
    A economia agrário-exportadora das primeiras décadas do século XX caracterizava o Brasil como um “país-arquipélago”. Em outras palavras, não havia uma articulação consistente entre as economias das regiões do país, isoladas pela carência de transportes e comunicações e com funções econômicas que não se integravam plenamente.
    A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas se subordinam às cidades médias, que se subordinam às cidades grandes.

    Sabendo disso, faça uma relação entre os conceitos de urbanização e hierarquia urbana.

    Resposta:

    O processo de industrialização e urbanização foi a principal causa da integração regional. O Sudeste, liderado pelas áreas metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, passa a comandar e ser o coração de uma economia cada vez mais integrada. O desenvolvimento das telecomunicações e a expansão da malha rodoviária possibilitaram um incremento no fluxo de mercadorias, pessoas e serviços, integrando a Amazônia, o Centro-Oeste e as áreas mais pobres do Nordeste, com o Sudeste e o Sul. Com o campo cada vez mais dependente das cidades, paulatinamente vai se formando em todo o território uma hierarquia urbana, uma rede integrada de funções econômicas, políticas e de relações sociais entre as cidades brasileiras.

    Comentário: o aluno deve deixar claro que a hierarquia urbana é uma conseqüência da urbanização, devido ao fato de que esta possibilitou a integração entre os serviços das diversas cidades. Citando que isto contribuiu para o aumento da dependência das cidades menos desenvolvidas.

    Fontes de consulta:
    http://www1.uol.com.br/aprendiz/n_simulado/revisao/revisao05/geo.htm
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070828120047AAZb6Jb
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_urbana

    Lívia Moura - 2001

    ResponderExcluir
  9. "As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo, nesse caso ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas."
    (http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/transnacionais.htm)

    Sobre as empresas transnacionais, marque a opção INCORRETA:

    a) Multinacionais e transnacionais são a mesma coisa, porém, o nome multinacional emite uma ideia de uma empresa que possui diversas nacionalidades. Então, o nome usado atualmente é empresa transnacional, pois se relaciona ao fato da empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

    b)As transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.

    c) Grande parte do lucro obtido por estas empresas é divido entre a matriz e o governo do país em que sua filial se localiza, contribuindo com o desenvolvimento desse país.

    d)Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas transnacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.

    Gabarito: O aluno deverá marcar a letra C, que está incorreta pois como diz na letra b, um dos critérios das transnacionais para instalar uma filial é a insenção de impostos, e já que a instalação de uma transnacional no território de um país em desenvolvimento é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho e promove a industrialização na região, o governo de tal país além de cortar impostos, doaria terrenos. Portanto, grande parte do lucro vai direto para a matriz.

    Fontes:
    http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/transnacionais.htm
    http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empresas_multinacionais.htm
    http://www.brasilescola.com/geografia/empresas-transnacionais.htm

    Beatriz Bayer - 1001

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. http://www.biotecnal.com.br/attachments/Image/fotos/globaliza%C3%A7%C3%A3o.jpg

    O Brasil acelerava sua trajetória de crescimento quando a crise internacional irrompeu, no último trimestre de 2008, interrompendo um círculo virtuoso de crescimento do produto, do investimento e do emprego, reduzindo os fluxos de comércio exterior e de investimentos externos de e para o País.
    Se a globalização era uma alternatica de desenvolvimento.Porque ocorreu a crise em 2008?:

    a)sistema falido (sistema de globalização)
    b)expeculação financeira
    c)exploração do homem pelo homem
    d)alternativas b e c corretas

    O gabarito é a letra b , porque quando houve a crise criou-se uma bolha especulativa, levando a alterações do sistema financeiro.

    Mariana Waldhelm

    ResponderExcluir
  12. Identifique e explique um processo causado pela moderninazação do campo que cause impacto nas grandes cidades.

    ResponderExcluir
  13. (link da charge: http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.diadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3sociologia/01cha_538.jpg&imgrefurl=http://www.diadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php%3Fcid%3D17%26min%3D0%26orderby%3DhitsD%26show%3D10&usg=__b8dfkyevA1uvjvpJcVXaQ72wQQA=&h=480&w=720&sz=73&hl=pt-BR&start=61&tbnid=Zcrf_wQ_GzekPM:&tbnh=125&tbnw=188&prev=/images%3Fq%3Dcharge%2Bglobaliza%25C3%25A7%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1280%26bih%3D907%26tbs%3Disch:10,1500&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=841&vpy=350&dur=2213&hovh=183&hovw=275&tx=81&ty=206&ei=XU9jTJe9AoKKlwfF4sWbCQ&oei=2k1jTMOkK4mF4QavktjiCQ&esq=5&page=3&ndsp=31&ved=1t:429,r:10,s:61&biw=1280&bih=907 )


    A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual se assiste no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caracterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Esta é uma das razões dos críticos acusarem-na, a globalização, de ser responsável pela intensificação da exclusão social (com o aumento do número de pobres e de desempregados) e de provocar crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos.




    (charge)



    Com base nos seus conhecimentos sobre globalização, assinale a alternativa correta:

    a) a charge se refere a duas conseqüências antagônicas da globalização.

    b) a charge se refere a facilidade de comunicação atualmente e a fome na áfrica

    c) a charge faz referencia a globalização a partir do momento em que mostra o avanço tecnológico.

    d) a charge não faz referencia a globalização.

    Gabarito:

    Alternativa "a". Ao expor uma mulher com um telefone tocando e uma “caveira com fome” a charge faz referencia a facilidade de comunicação atualmente e a fome.

    ResponderExcluir
  14. Thais da Rosa Valli
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_metropolitana

    Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional,que consiste em uma (às vezes duas ou até mais)grande cidade central(uma metrópole),e sua zona adjacente de influência.Explique o que é Conurbação.

    Resposta:Conurbação é um processo que caracteriza as metrópoles,no qual várias cidades e/ou bairros integram-se a um centro,formando uma mancha urbana.

    ResponderExcluir
  15. chargesineditas.blogspot.com; chargesineditas.blogspot.com;WWW.pt.com.br;diegonovaesblogspot.com


    http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia031.asp

    ...Em virtude da modernização do campo, assiste-se a uma verdadeira expulsão dos pobres, que encontram nas grandes cidades seu único refúgio. Como as industrias absorvem cada vez menos mão-de-obra e o setor terciário apresentam um lado moderno, que exige qualificação profissional, a urbanização brasileira vem caminhando lado a lado com o aumento da pobreza e a deterioração crescente das possibilidades de vida digna aos novos cidadãos urbanos...
    Relacione e explique cada um dos precessos sócios espaciais apresentados pelas charges.Baseando-se nos seus conhecimentos seobre o assunto.

    ResponderExcluir
  16. "O Rio de Janeiro é um exemplo lapidar da degradação ambiental em grandes cidades da periferia capitalista. Privilegiada como poucas outras grandes cidades do planeta no que toca às amenidades naturais e à estética da paisagem, a "Cidade Maravilhosa" - apelido ufanista que o Rio recebeu no começo deste século pelo escritor maranhense Coelho Neto - tem, de outra parte, sido também objeto de maciças interveções em seu espaço ao longo de sua história."
    (SOUZA, M. L. de. "O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática sócioespacial nas metrópoles brasileiras." RJ: Bertrand Brasil, 2000. p. 118-119.)

    No texto acima percebe-se uma crítica ao apelido dado à cidade do Rio de Janeiro. Explique o motivo da crítica baseando-se nos estudos dos capítulos VII e VIII e nos conhecimentos adquiridos.


    Gabarito comentado:
    O aluno deve dissertar sobre os principais eixos temáticos:
    Processos sócio-espaciais encontrados na cidade do Rio de Janeiro como por exemplo:
    *favelização e territorialização pelo tráfico
    - O texto da questão se encontra na página 53, os eixos na página 52 da apostila.
    Um abraço!
    Bernardo Pires

    ResponderExcluir
  17. http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:wsCpiJdBNVzIVM:http://2.bp.blogspot.com/_imrfAeo_qRU/SsUkn63bnkI/AAAAAAAAADI/YI0tW84G69g/s400/globalizacao.jpg&t=1





    De acordo com a charge responda.


    a) Globalização-nacionalização
    b) Globalização-divisão entre classes sociais
    c) Desemprego-avanço tecnológico
    d) divisão entre hemisfério norte e sul-mundo bipolar



    gabarito :

    letra a, pois com o avanço da globalização tem se caracterizado um agravamento
    na divisão das classes sociais, entre ricos e pobre.Os donos do capital e os trabalhadores.

    yago palma

    ResponderExcluir
  18. http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/geografia/6marcasmu.jpg


    “(...) A Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtém-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência. Afeta todas as áreas da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.(...)”

    (fonte: http://pt.wikipedia.org)

     Ao estudarmos a globalização, vimos várias de suas características, agora, marque as características corretas da globalização na nova faze do capitalismo.

    a) Oligopólios, conselho de segurança
    b) Assembléia geral, direitos humanos
    c) Mudanças tecnológicas, formação de blocos econômicos



    GABARITO:

    Letra c – Apenas a letra c apresenta características da globalização na nova faze do capitalismo.
    Letra a – Apenas uma característica correta.
    Letra b- Nenhuma característica relacionada a pergunta.

    Fernanda Santana

    ResponderExcluir
  19. Joao Gbariel

    1- Observe a charge abaixo:



    http://geografiaparatodos.com.br/img/geobr_cap13_clip_image004.png

    A charge acima nos mostra como, nas últimas quatro décadas, alguns dos elementos relacionados ao processo global de produção e consumo serviram como base para a explicação do problema da fome no mundo. A partir desta charge marque a alternativa correta.

    (A) Os fatores acima não contribuem com o aumento a fome no mundo.

    (B) A causa da fome no mundo se da simplesmente pela falta de produção de alimento.

    (C) A principal questão da fome no mundo e a má distribuição de renda.

    (D) A globalização e a principal causa da fome no mundo.

    Gabarito:

    c) A charge faz uma sátira aos motivos comumente apontados como responsáveis pelo aumento da fome em âmbito mundial. Todos os fatores elencados em cada um dos quadros da charge apresentam elementos que podem aumentar o problema da fome no mundo, mas não tocam na principal questão que é a desigualdade de distribuição de renda nas escalas internacionais e intranacionais. Em outro sentido, a charge associa o aumento da população, especialmente nas camadas mais pobres, com o problema da fome, argumento que pode ser contestado pelo fato de que tal problema não se explica, simplesmente, pela falta de produção de alimentos e pela escassez de terras agricultáveis, mas sim pela sua distribuição desigual.



    Joao Gabriel

    ResponderExcluir
  20. http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3sociologia/01cha_538.jpg

    Com base na charge acima,escreva um parágrafo falando sobre a ideia implicita nela.

    GABARITO:

    O aluno deverá falar sobre como a globalização apesar de contribuir para avanços tecnológicos, entre outros, contribui também fortemente para o aumento das desigualdades sociais.

    Raizza Talon S. Ribeiro

    ResponderExcluir
  21. Analise a charge a seguir:

    http://1.bp.blogspot.com/_gK7A3-uQmPc/SobnBkmKWuI/AAAAAAAAAfw/hFVFd4HoxbU/s320/globalizacao_outubro.jpg

    Conforme se observa na charge, pode-se identificar como característica da globalização industrial:

    a) A abertura dos mercados nacionais à concorrência internacional, causando a falência dos setores mais competitivos e a eliminação de postos de trabalho.
    b) A maior parte da riqueza gerada na economia globalizada tem sido apropriada pelas nações subdesenvolvidas, que elevam cada vez mais seu nível tecnológico.
    c) A transnacionalização representou papel fundamental na industrialização de países centrais, quando de interesse do mercado mundial.
    d)As empresas vêm adequando o seu ritmo de produção as demandas do mercado, investindo em tecnologia e terceirizando o processo produtivo.


    Gabarito:

    A letra a está errada, porque os setores afetados pela falência foram os menos competitivos, e não os mais.
    A letra b está errada, porque a maior parte da riqueza gerada na economia globalizada foi apropriada pelas nações desenvolvidas, e não pelas nações subdesenvolvidas.
    A letra c está errada, porque a transnacionalização que representou papel fundamental na industrialização não ocorreu nos países centrais, e sim nos periféricos.
    O gabarito é a letra d, porque as empresas vêm adequando o seu ritmo de produção as demandas do mercado.

    Ana Carolina Asth

    ResponderExcluir
  22. Texto I: A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    A partir do texto lido e de seus conhecimentos, asinale a alternativa que não contem uma consequência da globalização.

    a)Maior integração entre países de qualquer lugar no planeta.
    b)Interdependência econômica cada vez maior.
    c)Aumento da concorrência entre empresas em nível nacional e internacional.
    d)Maior qualidade de vida para toda a população mundial.

    Resposta: As alternativas a), b) e c) estão corretas, pois as principais conseqüências da globalização são a integração e a interdependência econômica cada vez maiores entre países, regiões e continentes. E, hoje, o aumento da concorrência entre empresas em nível nacional e internacional é visível para qualquer um. A única alternativa incorreta é a letra d), pois a globalização é, na realidade, um agravante das condições sociais nos países abertos a ela. Portanto nem toda a população mundial tem, hoje, melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  23. http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o

    ResponderExcluir