"É tão difícil as pessoas razoáveis se tornarem poetas, quanto os poetas se tornarem razoáveis."

(Pablo Neruda)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

CHARGE DO DIA

O polvo nas eleições brasileiras...

7 comentários:

  1. Rômulo ñ sabia onde postar então aqui está a questão!
    "O Rio de Janeiro é um exemplo lapidar da degradação ambiental em grandes cidades da periferia capitalista. Privilegiada como poucas outras grandes cidades do planeta no que toca às amenidades naturais e à estética da paisagem, a "Cidade Maravilhosa" - apelido ufanista que o Rio recebeu no começo deste século pelo escritor maranhense Coelho Neto - tem, de outra parte, sido também objeto de maciças interveções em seu espaço ao longo de sua história."
    (SOUZA, M. L. de. "O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática sócioespacial nas metrópoles brasileiras." RJ: Bertrand Brasil, 2000. p. 118-119.)

    No texto acima percebe-se uma crítica ao apelido dado à cidade do Rio de Janeiro. Explique o motivo da crítica baseando-se nos estudos dos capítulos VII e VIII e nos conhecimentos adquiridos.


    Gabarito comentado:
    O aluno deve dissertar sobre os principais eixos temáticos:
    Processos sócio-espaciais encontrados na cidade do Rio de Janeiro como por exemplo:
    *favelização e territorialização pelo tráfico
    - O texto da questão se encontra na página 53, os eixos na página 52 da apostila.
    Um abraço!
    Bernardo Pires

    ResponderExcluir
  2. E ai Rômulo, fiquei na mesma situação que o Bobito!! E postarei minha questão aqui!! Abraços.

    "RIO - Em nove anos, de 1999 a 2008, as favelas do município do Rio de Janeiro se expandiram por uma área de cerca de três milhões de metros quadrados, o equivalente a quase quatro Rocinhas - comunidade que tem 865 mil metros quadrados."
    (http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/06/29/favelas-um-problema-em-expansao-na-cidade-756579346.asp)

    De a cordo com o texto e com seus conhecimentos sobre o assunto, explique o porque do crescimento das principais favelas do Rio.

    GABARITO:
    O candidado poderá citar como resposta:
    *a localização perto do setor terceário e com serviços de baixa qualificação;
    *o acompanhamento do crescimento populacional.
    -Pode-se encontrar mais detalhes na apostila do 2° ano do colégio São João Batista, na página 52.

    Abraços,
    Mateus Schuabb

    ResponderExcluir
  3. Questão de geografia

    Leia o texto e analise o gráfico a seguir:
    “Tim Lopes - O crescimento da violência no Rio de Janeiro
    Cerca de 15 anos atrás, os bairros que circundam o conjunto de morros e favelas do Alemão eram exclusivamente residenciais e calmos. A tranqüilidade se transformou em medo. Hoje, moradores dos bairros de Inhaúma, Ramos, Olaria e Penha, que não tiveram condições de se mudar, vivem às margens da criminalidade.
    São 13 favelas no conjunto do Alemão, onde vivem 250 mil pessoas, em cerca de cem mil casas e barracos.
    De acordo com a Delegacia de Repressão a entorpecentes, cerca de 400 traficantes trabalham chefiados por Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, que seria o autor do assassinato do jornalista Tim Lopes.
    Foi em uma das favelas da região, que Tim Lopes fez as imagens da reportagem sobre a feira de drogas, que deu ao repórter, o primeiro prêmio Esso de jornalismo, no ano passado.
    Na Vila Cruzeiro, onde foi morto o jornalista, nenhum morador quis falar sobre o clima de medo que está vivendo.
    Segundo a Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário, de seis anos para cá, com o aumento da violência, houve uma estagnação no setor, por conta do avanço das favelas nos bairros da região.
    ‘A região da Leopoldina, por exemplo, poderia ter sido desenvolvida se não tivesse tanta influência de favela. Quem é que quer viver vizinho de bala perdida, e vizinho de violência? Ninguém mais. E isso, o cidadão começa a enxergar a partir de agora. O índice de segurança é um grande argumento de venda. E que segurança a gente leva para esses empreendimentos? Nós não temos segurança para vender esses empreendimentos’, afirma Rubem Vasconcellos, presidente da associação.”
    Fonte: Rede Globo : rjtv online

    Gráfico:http://img59.imageshack.us/img59/935/geoj.jpg

    Com base na análise do texto e do gráfico anteriores, apresente duas razões para o aumento, nos últimos anos, da violência urbana no estado do Rio de Janeiro.



    GABARITO:

    Para resolver a questão o aluno deverá dissertar sobre dois dos seguintes eixos temáticos:
    • Redução dos investimentos produtivos, aumentando o desemprego, em meio à crise econômica.
    • Formação de um espaço mais democrático inviabilizado devido à crise de governabilidade.
    • A difusão de padrões de consumo acentua as contradições sociais.
    • Ampliação das redes de narcotráfico.
    • Redução de investimentos socioeconômicos voltados para os grupos sociais menos privilegiados.

    Rômulo eu não consegui postar a imagem do gráfico nos comentários, mas naquele site é possível vizualizá-lo.
    Abraços.
    Daywson Chermont.

    ResponderExcluir
  4. Identifique um processo causado pela moderninazação do campo que cause impacto nas grandes cidades. De que forma isso acontece?

    ResponderExcluir
  5. -A conurpação é um processo decorrente do crescimento urbano.

    -Cite duas maneiras com as quais o crescimento urbano é prejudicial no ambito ambiental:

    -Gabarito: O aluno deverá apenas apresentar dois danos a natureza gerados pelo crescimento urbano. Exemplo de respota é a destruição da vegetação nativa e aumento da poluição.

    ResponderExcluir
  6. LUCAS NAVEGA - 2º ANO
    -To postando aki tbm Romulo:
    Entre 1970 e 1990, o Estado do Rio de Janeiro teve uma queda significativa na participaçao do PIB brasileiro. Isso ocorreu devido ao chamado "esvaziamento economico", que tende a ocorrer ate hoje.
    Cite dois fatores que podem contribuir para reverter a tendencia de esvaziamento economico no Rio, explicando como cada um pode ser funcional em sua atuaçao.

    *Resposta:
    O aluno devera indicar dois fatores que estao ligados as açoes do poder publico que podem contribuir para reverter a tendencia de esvaziamento economico no Rio de Janeiro, como, por exemplo, melhorar o serviço de limpeza urbana.
    Com a citaçao, ele explicara como cada fator trara resultados em sua atuaçao. Com o exemplo anterior, pode destacar que a melhoria na limpeza das ruas oferece um espaço mais agradavel com um ambiente mais limpo, atraindo, assim, mais interessados em formar centros economicos nos devidos lugares onde a limpeza atuou.

    ResponderExcluir
  7. "Um dos maiores problemas do século XXI é o crescimento exagerado das cidades, tal fato produz grandes agravantes ambientais, já que o crescimento ocorre de forma rápida e desorganizada." ( http://www.brasilescola.com/geografia/problemas-ambientais-dos-grandes-centros.htm )

    (imagens- http://3.bp.blogspot.com/__RQJTvSGrEg/S8iw_g42EwI/AAAAAAAAADM/MfQDqF6QWHQ/s1600/maceio.jpg
    - http://outrapolitica.files.wordpress.com/2008/10/sao_paulo_cidade.jpg )


    Disserte sobre o crescente o número de habitantes nas áreas litorâneas e nos grandes centros, e apresente dois impactos ambientais causados por esse tipo de ocupação.

    RESPOSTA- Nos grandes centros estão localizadas melhores oportunidades de emprego, facilidades de transporte e melhor condições do serviços públicos, por esse motivo grande parte da população vive nessas áreas. Isso faz com que haja uma superpopulação que acarreta problemas como a favelização, o desmatamento para a construção de casas e os deslizamentos devido a construções em locais impróprios.

    Luiza Thuller

    ResponderExcluir